coisas de fundamento. Calorosa e muito bem feita resenha, amigo xará.
Última atualização em Dom, 26 de Novembro de 2006 15:39 Escrito por Rafael Rodrigues Seg, 27 de Novembro de 2006 21:00
Um dos convidados da Bienal do Livro da Bahia, que aconteceu no fim de 2005 em Salvador, foi o escritor mineiro Luiz Vilela. Ele participou do Café Literário, aquela conversa informal entre o convidado e uma entrevistadora. Lembro bem de uma das histórias que ele contou. Seu primeiro livro foi enviado a diversas editoras, que recusaram a obra. Com recursos próprios, publicou o livro, aos 24 anos. Com ele, ganhou seu primeiro prêmio literário. Que quero dizer com isso? Até Luiz Vilela precisou investir, nele mesmo, no início da carreira. E olha só quem ele é hoje...
Atualmente isso é cada vez mais comum. Escritores bancando as edições dos próprios livros, organizando e publicando coletâneas, abrindo pequenas editoras.
Uma dessas novas editoras é a Casa Verde. Idealizada em 2004 pela jornalista e escritora Laís Chaffe, a Casa Verde tem como marco zero a antologia de contos "Fatais", lançada em março de 2005, que reúne textos dos autores da Casa (o grupo é composto por Caco Belmonte, Christina Dias, Filipe Bortolini, Laís Chaffe, Luciana Veiga, Luiz Paulo Faccioli e Marcelo Spalding) e Flávio Ilha. Em junho do mesmo ano sai mais uma antologia: "Contos de bolso", de minicontos, com textos de autores da Casa e de mais 35 escritores convidados. Nomes como Amilcar Bettega Barbosa, Cardoso, Daniel Galera, Daniel Pellizzari, Paulo Scott e Luis Fernando Verissimo participam do livro. Meses depois, em novembro, é publicado "Era uma vez em Porto Alegre", com contos dos autores da Casa, fazendo uma releitura de várias histórias infantis tendo Porto Alegre como cenário. E a Casa Verde estava só começando.
Recentemente saíram do forno da Casa os livros "Contos de bolsa" e "No Orkut dos outros é colírio". (Todos eles – os últimos e os citados no parágrafo anterior – têm formato de livros de bolso, o que facilita a vida do leitor, que pode carregá-los aonde quer que vá. Além do fato de livros de bolso terem seu próprio charme.)
O primeiro é uma antologia de minicontos que têm as mulheres como tema. Além dos autores da casa, participaram do livro 40 escritores convidados. Carol Bensimon, Fabrício Carpinejar e Paulo Bentancur são alguns deles.
Nos minicontos a criatividade rola solta, como em “Monstruosa TPM”, de Fernando Neubarth: “Num instituto da Transilvânia, a esposa do Conde Drácula confidenciava com a manicure, sentia-se outra mulher com a menopausa: – Ele ficava impossível nos meus períodos menstruais...”
Paulo Bentancur dá mostras da boa pena (em excelente fase) com “Escritura”. Transcrevo só um trecho, para não estragar a surpresa: “Ele é escritor mas não escreve um e-mail. Os livros que me deu, sem dedicatória. – Sei lá... Parece que estou estragando esse objeto precioso, maculando-o – explica-se...”.
Antologias de minicontos, quando bem organizadas, são sinônimo de diversão e boa literatura. E “Contos de bolsa” é um bom exemplo disso.
Mas o destaque mesmo é "No Orkut dos outros é colírio", de Caco Belmonte. Primeiro livro individual publicado pela Casa Verde, "No Orkut dos outros..." é também a estréia “pra valer” do jornalista e escritor gaúcho. Digo “pra valer” porque Caco, questão de alguns anos, publicou de maneira independente (quer dizer, mais independente ainda) o "Contos para ler cagando", sua “pré-estréia”, digamos assim.
“Joel” abre o livro, e mostra ao leitor que Caco não está para brincadeira. Joel sai de casa para buscar um remédio para a filha adoentada, que ficou em casa com a mãe. Apenas isso poderia resultar em um belo e trágico conto. Mas Caco deixa a tragédia óbvia de lado e vai além: mostra um homem pobre, alcoólatra e desconfiado da esposa (ele pensa que a filha não é sua, pois “Mariângela tinha nascido branca, de olhos claros”, bem diferente dele), que desvia o caminho do posto de saúde por conta da necessidade financeira e da necessidade física do álcool. Ao chegar em casa, mais tarde do que o previsto, com o remédio, Joel se depara com a verdade que sempre tentou afastar de si. Impotente, nada faz, a não ser entregar-se ao vício.
O conto que dá título ao livro aborda um tema que pouca gente tem noção da seriedade: os efeitos nada saudáveis que o Orkut pode causar em uma pessoa. O narrador descobre, através do perfil da ex-namorada, que ela sempre fora uma desconhecida para ele. Ele admite que monitorou o perfil da ex, diz que parou com isso depois de algum tempo, mas a coisa se torna viciante, e ele volta a procurar o Orkut da ex. Lembrei de "O mito de sísifo" (do conto, não do livro), de Camus.
“Tejada” é outro ponto alto do livro. Começa com a chegada de um homem à uma casa de praia. Ele e a ex-esposa costumavam passar as férias lá, com os amigos. Ele tinha esperança de encontrá-la naquela ocasião para tentar a reconciliação. Ao vê-la de longe, ele parte sem se despedir de ninguém, por um motivo que só lendo o conto para saber...
Disputando o posto de melhor conto do livro estão, além dos já citados, “Chico” (um “conto de formação”, por assim dizer), “Adalgisa” e “A casca do grão cozido”. Este chega a ser engraçado de tão escatológico.
Ao fim das pouco mais de 70 páginas – poucas, infelizmente – de "No Orkut dos outros é colírio", fica aquela sensação de “já acabou?”, e a torcida para que Caco Belmonte não demore a lançar outro livro.
* Texto publicado originalmente no site Digestivo Cultural
-
|Seu IP:189.0.83.xxx |30-11-2006 07:05:11 RafaelReinehr - http://reinehr.org
A Casa tá caprichando! Fico orgulhoso de ver as feras botando a cabeça pra funcionar e publicando
coisas de fundamento. Calorosa e muito bem feita resenha, amigo xará.
-
|Seu IP:123.145.163.xxx |03-11-2009 22:04:38 wow power leveling - warcraft Power Leveling

When Jack bowed wow power level to someone, he always wow power leveling did it at lightening wow gold speed. You shouldn't wow gold wait any longer Aion gold after he hasAion gold had his head nod.wow cdkeys So he was aoc gold blamed for aion kina no manners.wow gold Then some wedding dress warmhearted men taught him,maple story mesos "When you bow to Wow Leveling somebody next time,archlord gold you can count maple story mesos'January, ffxi gil February, March. until December. LOTRO Gold Then you wow power leveling can lift your body up.aoc gold Thus, last chaos gold the ceremony will aoc power leveling be perfect.
| < Anterior | Próximo > |
|---|













