Sábado, Fevereiro 11, 2012
   
Text Size

Edição 352 - 22/11/2009 - A mídia, o meio e a saúde para além do corpo e da mente

Avatar

 “A vida é uma doença sexualmente transmissível com 100% de mortalidade

 A frase acima, proferida pelo Prof. Dr. Julio Rosenstock, do Dallas Diabetes Center, há poucos minutos atrás aqui no XVII Congresso da Sociedade Brasileira de Diabetes, em Fortaleza, chama atenção para uma inevitabilidade biológica: a morte.

 Com essa frase o Dr. Rosenstock terminou uma palestra que discutia a possibilidade do aumento de câncer em função do uso de um determinado tipo de insulina sinteticamente produzida. De forma simples e clara, conseguiu demonstrar o que, de forma confusa e equivocada, os editores de uma revista científica haviam “desinformado”.

 Apesar de a ciência médica - bem como tantas outras ciências biológicas, exatas ou mesmo humanas e sociais - ser magnífica em sua especialização e fragmentação do conhecimento, produzindo avanços a cada minuto, é notório perceber que, na hora de tentar juntar as peças do quebra-cabeça parece que somos um bando de crianças de 2 ou 3 anos tentando montar aqueles puzzles feitos para crianças a partir de 12 anos...

 Outra mensagem importante destes dias, diz respeito ao fato de que é inegável que a especialização torna-se ferramenta poderosa não só para produzir conhecimento, mas também para difundi-lo entre aqueles que podem dele se benificiar. E aí está o furo da lógica mercantilista: enquanto inegavelmente somos capazes de brilhar avançando de forma miraculosa na selva científica, falhamos bizarramente como humanos e seres sociais no compartilhamento do que temos aprendido.

 De que forma poderei eu, após este congresso, compartilhar tudo que aprendi? Publicando em um blog? Falando com meus pacientes, um a um, quando vierem consultar em meu consultório? Fazendo milhares de panfletos e largando de helicóptero por cima das cidades, até que acabe meu dinheiro?

 Todas essas formas são válidas. Todas as formas de educação e instrução são muito válidas. Entretanto, a forma ainda hoje mais eficaz de distribuir informação para a grande massa da população fica restrita ao rádio e, principalmente à televisão. Estes meios de comunicação, entretanto, estão nas mãos de indivíduos ou grupos de indivíduos cujo interesse maior não é, verdadeiramente, difundir conhecimento, e sim, concentrá-lo mais e poder concedê-lo à população em pequenas gotas, de forma a realçar ainda mais sua própria importância em detrimento de um benefício amplo ao povo.

 Talvez o que eu esteja falando pode fazer pouco sentido para muitas pessoas, mas sou um crítico assaz feroz dos meios de comunicação instituídos, pois acredito que os mesmos poderiam gradualmente mudar seu foco  das notícias repetitivas, dos programas de humor (que a cada semana também repetem as mesmas piadas) e da reprodução da cultura massificada pela indústria do dinheiro para amplificar noções educativas e que possam, de fato, empoderar os indivíduos em sua saúde, relações profissionais, relações sociais e com a natureza.
 Mesmo a TV Cultura é insuficiente, dada a dose mamutesca de anestésicos com os quais a população está acostumada. A mudança deveria ser generalizada. Ano após ano, uma grade cada vez mais educativa seria capaz, acredito, de mudar efetivamente não só a percepção de cada brasileiro mas também a vida de todos nós.
 Como fazer isso em um mundo que se baseia no dinheiro, no consumo e na publicidade? Tenho minhas opiniões, mas gostaria de saber o que você pensa sobre isso. A caixa de sabão é sua: suba nela e desabafe!
 

 



Adicione este artigo à sua Rede Social favorita
Digg! Reddit! Del.icio.us! Google! Live! Facebook! StumbleUpon! Yahoo! Joomla Portal
Comentários (2)
  • LILLY
    avatar
    [color=blue]Grandi editorial, Rafa. Compartiilho com você a crítica ferrenha à forma como os nossos
    meios de comunicação de massa são utilizados. Despluguei há anos e não sinto a menor falta dos ecos
    faustinos e silviosantinos aos domingos. Menos ainda do "boa noite" irônico dos jornais
    diários. Catastróficos! Em pequena escala e com discrição, para a nossa alegria, crescem programas
    educativos e realçadores do interesse popular. A TV Cultura, que sempre esteve por aí, nunca foi nem
    será suficiente para nos tirar da inércia intelectual, humanística, social. Você está esquecendo um
    aspecto que nos ajuda a ter esperança: O QUERER do povo, das pessoas, do sujeito. Quando esse está
    presente, pode não ser TUDO mas é MUITA COISA! Acredito que a divulgação no SIMPLIS do teu
    aprendizado no congresso é uma das formas de você fazer alguma coisa sim. A outra forma é NÃO SE
    COBRAR tanto pela total bagunça que está o nosso mundo: sempre haverá o fator caos quando o QUERER
    estiver ligado a ele. Não sei se deu pra entender. Mas façamos feito a andorinha:levemos no bico a
    gotinha que nos cabe nesse latifúndio. O incêndio pode até não apagar, mas que a gente ajudou
    enquanto viveu, lá isso a gente fez. E faremos! Beijocas e desculpa a falação!:)
  • Rafael Reinehr  - Querer
    avatar
    Oi Lilly, tudo bem? Obrigado pelo comentário. Pragmaticamente falando, preciso discordar de você
    pois tenho percebido que QUERER não é muito: é POUCO. Existem muitos que QUEREM, mas realmente quem
    comanda o mundo são aqueles que FAZEM. Há muitos que CRITICAM, mas poucos são os que MUDAM. Mas
    concordo com a gotinha no bico da andorinha (ou do pintassilgo, ou seja o pássaro que quisermos
    ser).

    Uma beijoca e obrigado mais uma vez.
Escrever um comentário
Your Contact Details:
Gravatar enabled
Comentário:
[b] [i] [u] [url] [quote] [code] [img]   
Security
Por favor coloque o código anti-spam que você lê na imagem.

Viagens Etéreas e Psicodélicas Impressas no Éter Universal

Líricas BulhufasBOBO E SUA CORTE
31/01/2012 | Marcelo Sguassabia

Já reparou como os termos “Bobo” e “Tolo” têm sinônimos? Dentre tantos, “Doidivanas” sempre me chamou a atenção. Acho que foi lendo algum romance de cavalaria ou livro de Julio Di [ ... ]


GaijinConfraria da Poesia Informal
28/01/2012 | Edweine Loureiro

Simpliamigos, convido todos a conhecerem a Confraria da Poesia Informal: um site que abre espaço para a nova geração da Poesia em Língua Portuguesa.
  Fundada em Agosto de 2011, pela escritora petropolitana Ca [ ... ]


Poesia a Toda ProsaAmor de Verdade
25/01/2012 | Frank Santos

Não importa quando,
nem como, nem quanto.
Não importa se amanhã choverá
ou lindos raios de sol aparecerão.


Líricas BulhufasQUIOSQUE SAGRADO
24/01/2012 | Marcelo Sguassabia

INSTRUÇÕES GERAIS PARA FRANCHISING NO FORMATO UNIDADE MÓVEL
 
. Defina um nome para a agremiação religiosa e consulte primeiramente o Google, o site do INPI e www.registro.br para certificar-se de que não ex [ ... ]


A Bíblia Demons[trada]A BÍBLIA DEMON’S [TRADA] -Versão do Diretor
23/01/2012 | Mephistopheles Pionus Maximilliani

A HISTÓRIA DE ZÉ DO EGITO     Zé era o queridinho do seu papai. O preferido dos descendentes do povo de Javé. Seu pai o paparicava até não mais poder. Era o xodó da mamãe que lhe fazia todas as vonta [ ... ]


GaijinVIII Prêmio Literário Valdeck Almeida de Jesus
22/01/2012 | Edweine Loureiro

Simpliamigos, estão abertas as inscrições para o “VIII Prêmio Literário Valdeck Almeida de Jesus”. Segue abaixo o regulamento: Jorge Amado é homenageado em concurso literário. A UBE - União Brasilei [ ... ]


A Bíblia Demons[trada]A BÍBLIA DEMON’S [TRADA] -Versão do Diretor
16/01/2012 | Mephistopheles Pionus Maximilliani

SOBRE CABRITOS E FATORES RECESSIVOS (Ou de como Jacu dá Uma de Mendel Alquimista)         1.     Jacu pegou então umas varas verdes e as descascou em tiras deixando aparece [ ... ]


GaijinPara ler – “Ventos de Chuva”, de Rosana Banharoli
15/01/2012 | Edweine Loureiro

Amigos, recomendo o livro da maravilhosa Poetisa paulista, Rosana Banharoli; cuja obra passei a conhecer e admirar, desde 2008, quando comecei a participar de Concursos Literários pelo Brasil. Eis a sinopse do livro: E [ ... ]


Daqui & De Lá‘É só uma bituca…’ & Street Art Utopia
11/01/2012 | Clarice Villac

 a bituca de cigarro reflete...


Fabulando!Silêncio na Floresta
10/01/2012 | Douglas Eraldo dos Santos

De tempos e tempos, coisa bem rara mesmo, a floresta mergulhava em silêncio profundo. Não se ouviam os piares e gorjeios dos pássaros, tampouco rugidos tenebrosos tigres e leões. Nem mesmo os lobos uivavam durante a  [ ... ]


Líricas BulhufasCASTELO DE CARTAS
10/01/2012 | Marcelo Sguassabia

Chegou uma hora em que não teve mais o que dizer para as paredes do castelo, pelo menos não naquele dia de 1106. Notando o demorado silêncio e temendo o tédio que lhe pudesse aborrecer, o pajem e o bobo da corte bate [ ... ]


A Bíblia Demons[trada]A BÍBLIA DEMON’S [TRADA] -Versão do Diretor
09/01/2012 | Mephistopheles Pionus Maximilliani

 As Condições Que Jacu Impôs Para Acreditar e Aceitar Javé Como Seu Deus e Onde Também Estipulou o Salário Que Pagaria a Javé Por Serviços Prestados.




  1.     Se Deus  [ ... ]


Daqui & De LáSansevieria em Flor
04/01/2012 | Clarice Villac

na espada-de-são-jorge
surpresa ao entardecer:
perfume delicioso...


Poesia a Toda ProsaBrisa
04/01/2012 | Frank Santos

Eu sinto um vento bom, uma brisa suave, que me refresca, que me diz que sou amado. Também diz que devo sim agradecer, pois estou feliz por amar um ser maravilhoso.


Líricas BulhufasTERÇA, A ESTRANHA
03/01/2012 | Marcelo Sguassabia

Muitos aproveitam o período de festas para falar de amor, fraternidade, união e harmonia. Serei voz destoante e declararei meu ódio pela terça-feira, esse diazinho à toa que merece a implicância e a repulsa de toda [ ... ]


A Bíblia Demons[trada]A BÍBLIA DEMON’S [TRADA] -Versão do Diretor
02/01/2012 | Mephistopheles Pionus Maximilliani

  O ESCORREGADOR DOS ANJOS         Jacu partiu. No caminho teve sono e dormiu. Colocou uma pedra que estava no meio do caminho, tinha uma pedra pra servir de travesseiro tinha uma pedra. Do [ ... ]


Daqui & De LáFogos de Artifício: Só Solte os de Efeito Visual !
28/12/2011 | Clarice Villac

os fogos de artifício
sem rojões, só coloridos
não serão grande suplício
a nossos bichos queridos 


Poesia a Toda ProsaA Fada
28/12/2011 | Frank Santos

Como o sol, de raios de luz me inundaste, e de amor encheste meu coração.
Com carinhos me acalmaste e de tua beleza me veio inspiração. Linda, deitada, sonolenta, uma fada, a fada que trouxe pra mim a felicidade.


Fabulando!A curiosidade matou o gato
27/12/2011 | Douglas Eraldo dos Santos

O silêncio noturno era quebrado pelo ronronar. As unhas afiadas cravavam contra o caule da velha figueira, iluminada parcamente pela luz de um estreito e tímido luar. A excitação do felino de pelagem negra e olhos in [ ... ]


Líricas BulhufasHOLY NIGHT
27/12/2011 | Marcelo Sguassabia

I
Quanto ao acontecido, não pairava nenhuma dúvida: o Menino Jesus de gesso tinha virado os olhinhos na minha direção, dando ainda por cima um risinho de canto de boca. Estávamos os oito na igreja, não podia fazer [ ... ]


A Bíblia Demons[trada]A BÍBLIA DEMON’S [TRADA] -Versão do Diretor
27/12/2011 | Mephistopheles Pionus Maximilliani

  De Como Jacu, não Satisfeito de Ter Ludibriado o Irmão para Roubar-lhe a Primogenitura, passou também a Perna nele para conseguir para Si a Benção que por Direito era do Irmão.       Euqa [ ... ]


GaijinNaomi
25/12/2011 | Edweine Loureiro

Junichiro Tanizaki (1886-1965), tal qual nosso genial Machado de Assis, jamais saiu de sua patria e, ainda assim, construiu uma obra de caráter universal – admirada até hoje por grandes autores contemporâneos &n [ ... ]


Contos MissioneirosO Fim de ano vem aí
21/12/2011 | Mauro Rodrigues

    Rugido do bem, Feliz Natal, Boas Festas, Celebrações e muita alegria... É o fim de ano chegando.


Fabulando!A Bruxa Solitária
20/12/2011 | Douglas Eraldo dos Santos

Naquela casa, a bruxa solitária se protegia do mundo, pouco adepto de seus truques e poderes. Era seu refúgio e fortaleza, onde ela mesma pensava ter mais poderes que o rei. Tudo isso pela força do encantamento que i [ ... ]


A Bíblia Demons[trada]A BÍBLIA DEMON’S [TRADA] -Versão do Diretor
20/12/2011 | Mephistopheles Pionus Maximilliani

  JAVÉ APARECE PARA EUQASI         1.     Não desça para o Egito. 2.     Não? 3.     Não, não. 4.     [ ... ]


Contos MissioneirosQual a função do fiscal?
19/12/2011 | Mauro Rodrigues

    Por que um policial rodoviário fica triste quando você passa na velocidade limite do trecho sob fiscalização do radar?  


Líricas BulhufasIDEIAS: MELHOR NÃO TÊ-LAS
17/12/2011 | Marcelo Sguassabia

Não diga a todos a ideia que você teve, pois nem todos têm a ideia de deixar que ela continue sendo sua. Não guarde-a para você, entretanto, pois sua brilhante sacada só fará algum sentido se você dividi-la com t [ ... ]


Fabulando!O Colecionador de Borboletras
13/12/2011 | Douglas Eraldo dos Santos

Astrogildo Menegaz era um colecionador apaixonado por borboletas, e sua paixão o fizera percorrer o mundo em busca dos mais lindos espécimes. Seu álbum continha milhares delas, coloridas e magnificas. Algumas exótica [ ... ]


Divulgue o Simplicíssimo

 
 

(by Carla)

Login